Publicidade

7 Alimentos que engordam e prejudicam a sua saúde

 

Entrar em uma dieta de emagrecimento é um verdadeiro sacrifício para muitas pessoas. Embora saibamos que uma alimentação bem feita é a melhor coisa para mantermos em ordem nossa saúde, grande parte das vezes nos deixamos levar pelo sabor e aroma de alguns alimentos que não são próprios para manter a saúde, são alimentos que engordam e que podem trazer, ao longo do tempo, diversos problemas orgânicos. Acompanhe conosco os 7 alimentos que engordam e que devem ser evitados por quem precisa perder o excesso de peso:

1.     Carnes industrialmente processadas

As carnes processadas são o primeiro dos alimentos que engordam em nossa lista. Entre elas, devemos considerar o hambúrguer, a salsicha, os nuggets, os presuntos e outros embutidos, que são processados com elevada quantia de sódio, de gorduras e de aditivos químicos que fazem qualquer pessoa aumentar o próprio peso, estando ainda ligadas ao surgimento de diversos tipos de câncer e outras doenças do sistema cardiovascular.

2.     Margarinas

Entre os alimentos que engordam, as margarinas estão praticamente em segundo lugar. A margarina é fabricada exclusivamente com óleos e gorduras trans, que favorecem o aumento do colesterol e trazem o excesso de gordura. Para substituir as margarinas, prefira manteigas sem sal, que trazem mais saúde e vitaminas para seu corpo.

3.     Batatas chips

Batatas chips são uma delícia, quem não sabe disso? Mas também estão na nossa lista de alimentos que engordam: as batatas chips possuem uma substância denominada acrilamida, resultante do processo de fritura em altas temperaturas com que são fabricadas. As batatas chips também são ricas em carboidratos nocivos, sendo pouco nutritivas. Se você gosta de batatas, frite-as em sua própria casa, reduzindo um pouco a nocividade que apresentam.

4.     Refrigerantes

Dentre os alimentos que engordam não podiam faltar os refrigerantes. Uma simples latinha de refrigerantes tem o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar, uma boa quantidade de sódio e proporciona o risco de câncer de pâncreas, de diabetes e de outros problemas de saúde. Elimine os refrigerantes de seu cardápio e troque-os por sucos naturais.

5.     Adoçantes químicos

Os adoçantes, embora propaguem o contrário, também estão entre os alimentos que engordam. Mesmo adoçantes que dizem não produzir calorias em seu organismo, terminam por fazer o efeito contrário ao esperado. Se você gosta de coisas doces, prefira usar mel de abelha, muito mais saudável e natural.

6.     Pipoca de micro-ondas

As pipocas de micro-ondas são produzidas com substâncias artificiais e com aromatizantes mais fortes, que são os responsáveis pelo cheio e pelo sabor. Uma das substâncias que compõem esse sabor e aroma é o diacetil, aromatizante que faz mal à saúde, além das gorduras contidas e de aditivos químicos que fazem a pipoca ser uma delícia, mas que não deixa de ser um dos alimentos que engordam.

7.     Frituras em geral

Um dos grandes problemas das frituras em geral é que o óleo, quando submetido a temperaturas altas, criam substâncias tóxicas que modificam os alimentos e prejudicam a saúde. As frituras estão também entre os alimentos que engordam e, na medida do possível, devem ser evitadas.